um exemplo
Thursday, March 30, 2006
A avó é mais do que um exemplo de coragem. Há 4 meses atrás teve um acidente vascular-cerebral que nos deixou a todos de esperanças apertadas. Quando foi internada os médicos achavam que dificilmente resistiria àquela noite. Era uma realidade dura, que nos esforçávamos por tentar aceitar. Mas os dias foram passando, com complicações atrás de complicações e uma qualidade de vida bastante reduzida: não se conseguia mexer, estava confinada a uma cama e era alimentada através de uma sonda.
Aos poucos parecia reaprender as palavras deixando escapar uma, muito de vez em quando.
Numa manhã acordou inteira, cheia de perguntas e com as palavras todas. Queria saber o que fazia ali e por que motivo não sentia as pernas. Do fundo dos seus 86 anos parecia regressar à idade dos porquês. Queria voltar a tudo, ao mesmo tempo, mas as pernas não obedeciam e o sabor das coisas não era o mesmo. Arrancava a sonda e tentava forçar-se a si mesma a comer. Um dia decidiu-se não fazê-la passar mais por esse processo doloroso, desde que ela prometesse que tentava comer. Foi recuperando os paladares, começou a lembrar-se das coisas que gostava. Até voltou ao sentido de humor de antigamente. Todos os dias nos surpreende.
Ontem recebi uma mensagem da minha mãe, que cuida dela há anos, desde que ela começou a precisar de alguém a cem por cento. A avó tinha acordado a sentir as pernas. Pediu que a ajudassem e deu uns passos pelo quarto. Quando chequei a casa tinha aquele sorriso limpo de sempre. "Quero ver se ainda dou umas caminhadas contigo", disse-me.
Mas não é só por isso que ela é um exemplo. A sua preocupação é, sempre, garantir que tudo está bem. A vida foi dura com ela e, apesar disso, sempre desculpou tudo e todos e nunca deu menos do que muito. Ensinou-me que a vida é bonita demais para a desperdirçar-mos, a dar sempre o benefício da dúvida e a respeitar tudo, por mais absurdo que possa parecer.
Há muitos anos que a minha mãe não pode trabalhar e prescinde de muita coisa para cuidar da avó. Chega ao fim do dia quase sem forças e nem sempre mostramos que a entendemos como ela precisa. Este é dos maiores exemplos de amor que conheço. A dedicação da minha mãe foi decisiva para que a avó nunca desistisse de viver, em nenhum momento.
Por isso e por tudo o resto, obrigada mãe.
(Não gosto de falar da minha vida, não tenho por hábito despejar lamentações e elogios assim publicamente mas a verdade é que senti que precisava de partilhar com o mundo o exemplo das duas mulheres mais fortes que conheço. Obrigada por ouvirem)
ajuda
Thursday, March 30, 2006
Recebi este e-mail e não podia deixar de divulgar:
"Estes 6 "meninos" estão numa localidade perto de Palmaz, Oliveira de Azeméis…uma história como tantas outras de insensibilidade humana!
Uma senhora toxicodependente resolveu ir acolhendo cães em casa da sua mãe, onde morava, e foi contando com a ajuda de outra senhora, no sentido de os alimentar, lhes dar contraceptivo, etc. Ora, como a dita senhora "acolhia" demasiados homens nessa casa, os habitantes do lugarejo arranjaram forma de ela se "pôr a andar"! Ela foi e os cães ficaram! A senhora que sempre a ajudou com os canitos continuou a dar-lhes de comer, mas agora a dona da casa, que por acaso é a mãe da toxicodependente, ameaça constantemente a outra senhora e inclusive já falou ao Presidente da Junta para que sejam capturados. Moral da história: a senhora pediu ajuda, no sentido de se tentar arranjar um lar, já falou ao presidente para que atrase a captura, e aqui estão as fotos, para que se tente a adopção.
Obrigada!
P.S. Eu e a Ângela estivemos no local e achamos os "meninos" lindos, para além de que ficamos muito sensibilizadas, porque a senhora que pediu ajuda, adora animais, tem inclusive 6 cães, e encontra-se neste momento muito fragilizada em consequência do cancro de que padece, e esta história só a está a prejudicar, porque apegou-se aos animais, durante todos estes anos, e só o facto de pensar que vão para abate…
Contactos para adopção: Ângela Quaresma - 962862590 ou Adília Cardoso - 916761925
Data do Apelo: 22 de Março"
Não conheço as pessoas em questão mas se morarem por perto e estiverem a pensar adoptar um animal, por favor, passem por lá.
news
Wednesday, March 29, 2006
Alguns recortes de imprensa sobre a Loja "Nómada - Galeria de criadores".
Um sucesso mais do que merecido.
presents I
Thursday, March 23, 2006
da cor da areia
Wednesday, March 22, 2006
E mais coisas disponíveis .
Não queria dizer outra vez que ando sem tempo mas a verdade é mesmo essa.
Tem sido um corre corre entre os dois trabalhos e o resto do mundo...
Para não prescindir de coisas essenciais como as caminhadas diárias e as revigorantes aulas de ioga, tenho tido menos tempo por estas bandas.
A verdade é que já estava a ser engolida pelo ritmo frenéticos dos dias e não há nada pior do que aquele cansaço que nos deita para o sofá no fim do dia e nos torna apáticos e esgotados.
Aos poucos vou tentando recuperar a energia nas pequenas coisas da vida:
os amigos reencontrados, a natureza, a família, as coisas lindas que chegam pelo correio. Os pequenos detalhes que a rotina vai apagando e que não podemos deixar fugir.
Quero agradecer todos os comentários que não pude retribuir e o facto de cada um de vocês continuar a passar cá sempre, todos os dias.
Obrigada.
Estou por aqui, é uma promessa.
mail day II
Wednesday, March 22, 2006
I couldn´t believe when i opened Tania's package: so many beautiful things!
I just couldn't believe.
Thank you so much Tania!
Wednesday, March 15, 2006
(Prometo trazer mais coisas para a loja nos próximos dias)
O meu pacote recém-chegado ao Canadá, a uma das pessoas mais talentosas que conheço.
Thank you so much Tania!
Subscribe to:
Posts (Atom)