2016

Monday, January 02, 2017





Há um ano atrás o nosso mundo, como o conhecíamos, ruiu. Uma dor de cabeça fulminante e o diagnóstico, umas horas depois, tão difícil de digerir. As palavras todas misturadas sem fazer sentido, hemorragia cerebral, aneurisma. E os olhos tão azuis do médico, a voz tremida. Mais outro médico, depois o cirurgião, tudo tão depressa, como um daqueles pesadelos que nos tiram o fôlego e dos quais não conseguimos acordar… 
Guardei no telemóvel, até agora, as fotos mais difíceis que tirei na minha vida. E guardei as palavras que ainda não conseguia escrever. 
Liberto-as agora, neste ano novo em folha que quero agarrar com todas as forças. 
Naquele momento só consegui pensar que era injusto e tenebroso, que não podia ser verdade. Queria chorar, queria gritar, queria que alguém parasse o tempo naquele instante e me deixasse sair. Queria estar num sitio qualquer a queixar-me do frio ou do trânsito, queria ver a minha família toda ali a dizer-me que ia ficar tudo bem, queria ligar aos meus amigos e ouvi-los dizer coisas boas, queria que me desses a mão e me levasses dali para fora. 
E depois, uma força maior que eu, uma força do tamanho das preces e do amor de tanta gente prendeu-me àquele momento. 
Quando acordei da cirurgia achei que já estava tudo terminado e a batalha que se seguiu foi fria e escura e interminável.
Agora sei, a vida traz-nos sempre o que precisamos. Às vezes da pior forma possível. No momento achamos que não precisávamos de nada disso, que não podemos tirar nenhuma utilidade de algo tão feio e tão assustador. Não, nós já sabemos tudo o que precisamos saber, fartamo-nos de partilhar citações que não precisamos de pôr em prática, criticamos sem saber, julgamos, pedimos, queremos. E depois a vida lembra-nos. O motivo pelo qual nos chateamos com alguém deixa de fazer sentido, aquela pessoa em quem já não pensamos precisa de ajuda e nós precisamos de alguém que pensávamos já ter esquecido. Em vez de resoluções de ano novo e listas intermináveis de coisas a fazer pensamos no que podemos dar e em tudo o que temos para agradecer.


O dia chega. Aquele dia que é igualzinho a um barco a brilhar ao sol num mar imóvel, logo depois de uma longa tempestade. Esse dia chega, com todas as metáforas de velas rasgadas e destroços que as tempestades trazem e o mar a seguir fica tão calmo que, no início, estranhamos aquele silêncio e aquela quietude. É um silêncio que fere e arranha por dentro. Um silêncio que relembra medos e traz memórias de coisas difíceis e escuras. 
E repetimos que vai ficar tudo bem, até acreditarmos nisso. Até sermos só o barco a flutuar num mar calmo de gratidão.



7 comments:

  1. e ficamos mais fortes quando conseguimos perceber essas coisas que a vida nos vai atirando. as pequenas e as grandes. é crescer, ficar sábio ;)
    minha querida, desejo que tenhas sempre muitos abraços e mimos (e que alguns sejam meus)
    beijos grandes <3

    ReplyDelete
  2. Um grande beijinho e muita Força
    Tudo de bom par 2017
    Beijinhos

    ReplyDelete
  3. Não nos conhecemos pessoalmente, nem minimamente... Comecei a seguir-te por gostar das tuas artes, das tuas fotos, dos teus comentários, um dia até me candidatei e recebi um postal teu... Fiquei preocupada quando percebi que alguma coisa muito grave tinha acontecido há um ano atrás, a curiosidade vinha sempre ao de cima quando voltei a ver os teus post's... E hoje, fiquei feliz porque tudo está superado, porque as fotos mais difíceis serão provavelmente as mais bonitas e o texto, duro, cru mas lindo!!

    ReplyDelete
  4. Parabéns pela força com que superaste tudo isto, parabéns pela coragem de lidar com os medos de algo mau e assustador, parabéns por conseguires ver o lado bom até deste episódio... És um ser maravilhoso e estou feliz por fazeres parte das nossas vidas! Beijo muito repenicado e um abracinho demorado!

    ReplyDelete
  5. um beijinho para ti Marta e um bom ano! :-)

    ReplyDelete
  6. Beijos para todos e obrigada por estarem desse lado, sempre!

    ReplyDelete